domingo, 11 de dezembro de 2011

Um post diferente - HPV

Olá meninas :) Hoje venho com um post um pouco diferente (se acharem útil, posso continuar a fazer) sobre uma problemática que tem que ver com a minha área de formação, a Enfermagem.
Provavelmente já todas ouviram falar do HPV ( Human papiloma virus ou em português, Virus do papiloma humano), que é a principal causa do cancro do colo uterino. Existem bastantes variações diferentes deste vírus (cerca de 200) sendo algumas delas benignas e outras malignas evoluindo para lesões pré-cancerosas e depois cancerosas.
Este vírus está muito associado à prática sexual,sendo esta o maior meio de transmissão, e não é preciso ser uma pessoa que troca frequentemente de parceiro para estar em risco, pois os homens são portadores assintomáticos do vírus e transmitem-no para nós facilmente.
Sei também que muitas de vocês (talvez a maioria) não é vacinada, pois a vacina é uma coisa relativamente recente, sendo que agora todas as raparigas (do ano de 1992 para cima, são vacinadas gratuitamente), e por isso devem ter o máximo de cuidado com este "monstrinho" que mata 685 mulheres por dia em todo o mundo. Não é uma doença oncológica que tenha muitos sintomas, pelo contrário, e por isso a prevenção é fundamental!

Quando estávamos a  debater esta matéria em sala de aula, verificou-se que numa turma de cerca de 80 pessoas (e estou em enfermagem, a minha turma deve ter uns 8 rapazes) só 4 ou 5 raparigas é que já fizeram, ou fazem consultas de planeamento e rastreio para esta doença, e por isso, decidi hoje tirar um pouco do meu tempo para tentar mudar o comportamento de alguém, porque um simples exame pode salvar uma vida!

Se já inicias-te a tua vida sexual, deixa a vergonha de lado, e inscreve-te nas consultas de planeamento familiar do centro de saúde mais próximo para fazeres a vigilância para o cancro do colo do útero, sendo ideal fazer uma citologia (no máximo) de dois em dois anos. Protege-te !



6 comentários:

Anónimo disse...

Post muito bom! Não tinha conhecimento de certas coisas que disseste, obrigada!

Isaa disse...

odeio fazer esse exame, mas tem de ser :(

porra tu ainda sofres mais que eu em casa, fogo mas é horrivel mesmo *

Naliadna disse...

A minha ginecologista tem-me feito um exame todos os anos, mais vale prevenir do que remediar... Se bem que este ano não fiz nenhum, como dizes que se pode fazer de dois em dois anos, não fico tão preocupada =) post muito esclarecedor, obrigada! *

The Pink Elephant Shoe disse...

Fiz o primeiro exame à pouco tempo e foi super constrangedor, mas reconheço o quanto é importante. Foi realmente informativo o que escreveste :)

Cidade do Pecado disse...

Eu estou sempre atenta a este tipo de coisas. Com a saúde não se brinca.

Unknown disse...

Obrigada!! =D

Também estive aqui a "cuscar" o teu blog e adorei! Também já estou a seguir! =)